Wednesday, January 18, 2012

Carinho demais estraga a criança?

Ontem li um texto bem legal, e que me fez pensar mais nesse assunto que eu sempre acreditei ser uma grande bobagem. Quando nasce um bebe, sempre tem alguém que diz pra você "Olha, não fiquei com ele/ela no colo o tempo todo não, senão você vai acostumar mal." ou "Não deixe ele/ela dormir com você, senão você nunca mais terá sossego." ou até "Não nine o seu bebe, porque senão ele nunca vai dormir sozinho."   -  já ouvi até "Não fique tanto tempo com ela no peito, ela nunca mais vai largar.". Bom, eu sou prova viva de que nada disso acontece! Eu fiquei com a Pietra só no colo nos 3 primeiros meses - literalmente, eu só colocava no berço a noite - mamando quase o dia todo (fiz isso pra aumentar a produção de leite, e porque eu queria ficar com ela no colinho o tempo todo.) e hoje o que a minha filha mais quer é ficar no chão, nunca fez escândalo porque queria colo! Muito pelo contrario, hoje ela sabe que o meu colo é gostoso e vem quando quer carinho, mas ter dado esse "carinho excessivo"(que não existe, mas as pessoas insistem em dizer isso) não fez dela uma bebe anti-social, e muito menos mal-criada!

Com 2 meses
A Pietra dormiu na minha cama por quase 3 meses.  Isso começou quando ela tinha 3 meses e teve bronquiolite.  Eu fiquei com medo de deixar ela dormindo no quarto dela sozinha, e não escutar ela engasgar ou algo do tipo, então levei para o meu quarto. Como eu não estava trabalhando, desde que ela nasceu, quando meu marido saia para trabalhar ele pegava ela no berço e levava pra cama comigo. Depois da bronquiolite que ela já estava no meu quarto, quando ela acordava a noite eu pegava ela e colocava no peito deitada no meu braço, e dormia. Foi ai que ela foi ficando na cama, pois eu dormia, meu marido dormia, e ela dormia. Pelo comodismo, e pra evitar de dar mamadeira, comecei a levar ela pra cama já na hora de dormir. E foi assim até os 6 meses, alguns dias dormia na minha cama, outros dormia no berço no quarto dela.  Lógico que é muito mais gostoso dormir sem um bebe deitado no seu braço, mas pra ser sincera? Eu nem ligava!  Mas também não queria que ela dormisse pra sempre na cama, foi ai que começamos a voltar a fazer a rotina dela e voltamos a colocar ela no berço todos os dias. No começo confesso que não foi fácil, talvez mais para o meu marido do que pra mim, pois ele que levantava as 5-6 vezes na madrugada pra balançar ela. Mas foi assim mais ou menos umas 2 semanas, e ela voltou a dormir bem, porem sempre acordando umas 4 horas da manhã pra mamar. Hoje, ela com 10 meses, dorme a noite toda ...mas isso fazem só 2 semanas. E eu não fiz nada pra forçar esse processo, foi natural, ela aprendeu sozinha a dormir de noite. Eu percebi que uma rotina ajuda SIM o sono, mas não faz milagre!  A rotina é só uma parte de todas as coisas que se pode fazer para o bebe dormir bem, e uma dessas coisas é a personalidade da criança, e isso Encantadora de Bebes nenhuma vai te dar uma formula magica que faça seu filho dormir.  Enfim, o motivo de ter falado tudo isso, é que mesmo ela dormindo na minha cama todo esse tempo, hoje ela dorme no bercinho dela a noite toda. 
Dormindo sozinha (10 meses)


Primeiro suqinho (6 meses)
Outra coisa que já ouvi tanto, e gostaria de dar a minha opinião e experiencia, é a alimentação.  Desde a amamentação, até os alimentos sólidos que hoje ela já come.  Eu amamentei sim por livre demanda, e ha quem diga que isso é errado. Eu não acho, a hora que a minha filha queria mamar, eu dava! Se ela quisesse mamar 500 vezes do dia, eu dava. Acho que não conseguiria ver ela chorando de fome, e eu esperando meia horinha para ela poder mamar na hora certa, na minha cabeça isso é cruel com um bebe pequeno!  Acredito que um bebe tão pequeno não consegue entender horários - quando estão com fome querem comer, quando estão com sono querem dormir, quando estão com a fralda cheia querem que troque - e acho injusto nós tentarmos colocar horários para uma pessoinha que não entende isso!  Foi um processo natural até ela mesma fazer os horários dela, com 3 meses ela já mamava todos os dias no mesmo horário, e até hoje é assim.  É claro que tinha/tem dias que ela saiu um pouquinho, mas no geral é sempre a mesma coisa.  Eu nunca fui uma pessoa com "rotina", sempre fiz o que bem entendesse na hora que quisesse. Aprendei a ter uma rotina com a Pietra, pois ela exigia isso. Agora falando de comidinhas, eu tento variar o máximo possivel nos alimentos que ela come e tento fazer as comidinhas o mais balanceado possível.  Me dispus a fazer a comida dela separada até pelo menos 1 ano, não é o que indicam, mas pra mim é o que funciona.  Eu nem sempre como tão bem, e tem dias que nem jantar eu faço. Sei que poderia aproveitar essa fase de introdução de alimentos da Pietra para poder me alimentar melhor, MAS tem dias que chego cansada em casa e a unica coisa que eu quero é uma pizza ou pedir comida pronta. Por esse motivo faço as comidas da Pietra separadas e congelo, assim ela não sofre com os meus maus hábitos alimentares.


Sabe, eu fui super grudenta com a Pietra -sou até hoje- e isso não a atrapalhou em nada!  Eu fui criada assim, minha mãe sempre me deu muito carinho, sempre foi uma mãezona.  Ela nunca trabalhou, então sempre ficou em casa comigo e com a minha irmã, e eu não mudaria nada nisso, pois sempre amei ter uma mãe em casa comigo o dia todo!  Hoje eu trabalho, mas pretendo futuramente quando tiver o meu próprio negócio, poder ter todo o tempo que ela precisar ficar comigo livre.  Quero poder levar ela no shopping, e passar a tarde passeando, levar ela no parque, passar uma tarde toda desenhando e colorindo, brincando de Barbie ou de boneca. Minha mãe foi assim, e eu só tenho lembranças maravilhosas da minha infância.  Quero poder oferecer essa mesma "qualidade de vida" -digo isso porque são poucas mães que ficam em casa com os filhos hoje em dia - pra Pietra, que eu tive quando era pequena.


Vou dar muito carinho SIM, vou dar milhões de beijos nela SIM, ela dormirá na minha cama quando sentir que quer ficar pertinho da mamãe SIM! E não penso que isso irá tornar-la uma criança ruim, e sim aprender que o carinho e amor são fundamentais na nossa vida.  Hoje em dia as pessoas não dão tanto valor pra isso quanto deveriam, e eu pretendo passar o maior conforto, segurança, proteção pra minha bebezinha pro resto da vida!  Falo assim, pois os meus pais são o meu porto-seguro, e sei como é bom ter pais assim.


Enfim, eu acabei vindo escrever aqui hoje, por ter lido um texto no Facebook, não sei de quem é, mas se eu tivesse escrito algo, com certeza seria muito parecido! Vou deixar aqui, e acredito que muitos vão concordar. 
"É impossível estragar um bebê dando-lhe muita atenção. Estragar significa prejudicá-lo. Estragar uma criança é bater nela, insultá-la, ridicularizá-la, ignorar seu choro. Contrariamente, dar atenção, dar colo, acariciá-la, consolá-la, falar com ela, beijá-la, sorrir para ela são e sempre foram uma maneira de criá-la bem, não de estragá-la. Não existe nenhuma doença mental causada por um excesso de...... colo, de carinho, de afagos... Não há ninguém na prisão, ou no hospício, porque recebeu colo demais , ou porque cantaram canções de ninar demais para ele, ou porque os pais deixaram que dormisse com eles. Por outro lado, há, sim, pessoas na prisão ou no hospício porque não tiveram pais, ou porque foram maltratados, abandonados ou desprezados pelos pais. E, contudo, a prevenção dessa doença mental imaginária, o estrago infantil crônico, parece ser a maior preocupação de nossa sociedade."


Beijinhoss












OBS: Queria dizer o quanto esse blog esta me fazendo bem, e o quanto esta me ajudando na minha ansiedade.  Tenho visto nas estatisticas do blog que ele esta sendo bem mais visitado do que eu esperava quando comecei a escrever.  Obrigada por quem tem visitado, e espero que as minhas histórias e desabafos possam servir em algo para vocês!



No comments:

Post a Comment