Monday, January 16, 2012

Amamentação...

É...foi ótimo enquanto durou! Agora posso dizer que a Pietra oficialmente não mama mais no peito! Já faz uma semana que ela não mama, e por incrível que pareça, ela não pediu muito, não achou ruim, e o melhor de tudo...não foi traumatizante pra ela nem pra mim!!  


Sabe, quando eu estava gravida não conseguia nem imaginar como seria o momento de amamentar. Pesquisei bastante, estava super bem informada,  mas nada como a própria experiencia né? Como varias coisas que eu planejei durante a gravidez, a amamentação -pelo menos no começo- não rolou como eu pensei que aconteceria.  Eu sonhava com a minha pequena nascendo de parto normal e indo diretamente para o meu colo mamar, achava que isso seria o que ia nos "ligar" depois no nascimento.  Aconteceu tudo ao contrario; O parto foi cesária, ela não veio pro meu colo logo em seguida (veio dar um beijinho, mas não ficou muito tempo), e como eu  já contei aqui no blog, ela foi para a UTI.  O primeiro leite que ela tomou, foi NAN.  Dai minha super frustração, pois eu não pretendia nem dar mamadeira a ela até os 6 meses.  Mas até ai, o importante era a saúda da minha bebe, e eu sabia que eventualmente ela iria mamar no peito!


Com 4 meses
Lembro que logo depois de ela nascer, eu tinha que ir de 3 em 3 horas no lactário estimular a produção de leite, pois ela não estava mamando. A medica da UTI-neo já tinha me explicado que ela só sairia de la mamando no peito, e caso ela não conseguisse pegar direitinho, ela faria "aulas com uma fono" (daquele tamanho rs). A médica nunca me deu esperanças que a Pietra sairia rápido da UTI, até quando a psicóloga foi conversar com a gente ela nos preparou pra não ficarmos ansiosos com o tempo, e como eu vi vários pais que os bebes estavam la a meses, eu estava esperando pelo menos 15 dias. Enfim, quando cheguei la no hospital de manhã no dia 14, era uma segunda-feira, na hora de passar para entrar na UTI, a médica me parou, deu o maior sorriso do mundo e disse: "Nós vamos colocar a Pietra no peito hoje" . Ahhhhh mais foi a maior felicidade que eu podia sentir! Na hora fiquei com medo, pois não fazia nem ideia de como seria, não sabia o que fazer, e blah blah blah. A médica foi super atenciosa e me ajudou, mas acho que nem precisava, porque a esfomiadinha da Pietra pegou o peito certinho e começou mamar!!! Ah, foi uma mistura de sentimentos tão gostoso, eu olhava pra carinha dela, e ela tão pertinho de mim! Acho que palavra nenhuma vai descrever o que aconteceu ali naquele momento.  Lembro que eu tinha que ficar olhando naquele relógio que tinha na UTI pra contar os minutos que ela mamava. Começou com 5 minutinhos, ela mamava e dormia! Como eu ainda não tinha tanto leite, não conseguia tirar o suficiente pra deixar pra ela mamar a noite, então ela mamava o NAN.  Quando ela foi pra casa, eu estava EXAUSTA, pois fiquei 7 dias indo e vindo do hospital, com pontos e cheia de dor, então mantive a mamadeira da noite que o Diogo levantava quando ela chorava e dava a mamadeira pra ela. Ele foi um anjo nesses primeiros dias ... e é até hoje, porque quem levanta de noite ainda é ele!  Eu quis aos poucos ir tirando a mamadeira dela, porque ela mamava muito bem no peito e realmente não precisava da mamadeira.  Mas eu continuei com a mamadeira da noite, não vi mal algum, e eu merecia dormir!  Tinha vezes que ela ficava 4-5 dias sem tomar nenhuma mamadeira, mas sinceramente, isso não interferiu em nada na amamentação....tanto que ela só foi largar agora, com 10 meses!
Com 7 meses


Foram 10 meses que eu pude dar um carinho diferente pra minha pequena, porque descobri que amamentar não é só alimentar o seu filho (Lógico que isso é o principal), mas também servia como conforto pra ela.  Muitas das vezes que ela estava irritada, ela vinha mamava, e virava a calmaria em pessoa!  E eu me sentia bem com isso, porque só eu podia proporcionar isso a ela..... ninguém poderia substituir isso!  Fico extremamente feliz de ter conseguido amamentar "exclusivamente" ela até os 6 meses, digo "exclusivamente" pois eu mantive a mamadeira da noite, e não me arrependo em momento algum! Mas consegui resistir a pressão dos cházinhos e suquinhos "inofensivos" até os 6 meses!! Nada contra com quem dá, ou deu ... mas eu não quis!


Gente, amamentar só tem benefícios.  Fora todos os nutrientes, diminuir as chances de alergia, é de GRAÇA! Esses últimos dias que ela já não vinha mamando muito, vi o quanto gastei com NAN.  Já ouvi de milhares de pessoas para eu dar o Leite Ninho pra ela ... inclusive meu marido, que usa a desculpa de "Eu tomei leite de caixinha e estou vivo". Vou colocar alguns dos motivos de porque o leite de vaca deve ser evitado antes de um ano:

  • → O bebê não possui capacidade gástrica para digerir a proteína do leite integral.
  • → A quantidade de proteína no leite de vaca pode prejudicar o funcionamento dos rins.
  • → Crianças alimentadas com leite de vaca integral apresentam baixa ingestão de nutrientes como   ácido linoleico,  zinco, ferro e vitaminas C e E.
  •  O Leite de vaca possui fatores imunológicos que não servem para os bebês humanos, funcionam apenas com os da mesma espécie.
  • → Por outro lado,  ocorre a ingestão excessiva de sódio, potássio, proteínas e cálcio.
  • → A fervura do leite integral destrói o ácido fólico presente no alimento.
Por esses e outros motivos que eu sim, ainda dou o NAN pra ela. E vou seguir assim até ela completar um aninho! Vou postar um link que é muito interessante e foi de onde tirei a informação ali de cima, no texto tambem fala sobre as farinhas, é bem interessante e vale a pena ler! Porque esperar 1 ano para dar leite de vaca ao bebe


Sim, eu sobrevivi ao leite de caixinha, e provavelmente você também, mas se eu posso evitar algo que poderia fazer mal a minha filha, porque não? Porque arriscar né? Porque eu colocaria essa coisinha fofa em qualquer tipo de "perigo"?


Enfim, vim aqui hoje pra falar um pouquinho sobre essa sensação de alivio, e sentimento de tristeza por essa fase ter chegado ao fim! Já não estava sendo mais prazeroso pra mim, pois ela me mordia, ficava fazendo graça e me machucava....então decidi que chegou a hora do desmame. Graças a Deus foi tudo tranquilo, ela não sofreu e nem eu!  Confesso que vou sentir falta de ver aquela carinha me olhando e fazendo carinho enquanto mamava, mas tenho que ficar feliz que ela esta crescendo!


Bom, por hoje é isso....


Beijinhos



2 comments:

  1. Tudo na vida de nossos filhos são fases que vem e vão. Dá tristeza e até certo alívio, mas agora outras fases virão e nos farão muito felizes!!!
    Lindo o texto. Descreveu o que sinto tb. Os meus também mamavam mamadeira a noite, mas é pq eu não tinha forças de amamentar os 2 o tempo todo, então eu tirava um descanço a noite e foi ótimo!!!

    ReplyDelete
  2. hummm, ai amorrr..

    Comonão chorar lembrando da nossa pquena, as vezes que eu olhava pra vc e falava MOR É PEITO, pq não tinha mais jeito dela ficar quietinha, huaha, a coisa mais linda era ver ela se deliciando, ver ela com a carinha de tranquila, de segurança em seus braços, naum esqueço nunca.
    Bom mais passou e nossa pqna esta crecendo e agora ela ate mama sozinha no berço pra nanar.... ai ai ai ....cada fase uma coisa linda... por isso q amo vcs Duas...
    e te dou os parabens pelo SEU AMOR DE MÃE

    ReplyDelete