Wednesday, February 15, 2012

Qual é a importância do PAI?


Eu ia vir aqui hoje escrever sobre um outro assunto completamente diferente do que vou escrever agora. Foi em uma conversa com uma amiga agora pouco, que senti a imensa necessidade de escrever sobre isso. (isso foi escrito semana passada, eu não terminei o post, e estou continuando ele agora!)


Qual é a real importância do PAI na vida de uma criança?


Eu não sou psicologa, nem especialista nesse assunto, mas eu sou MÃE, e isso já me da a liberdade suficiente para passar a minha opinião.

Desde quando engravidei, meu marido foi o cara que mais me apoiou em tudo! Quando descobrimos a gravidez, foi uma mistura de confusão com felicidade, que logo passou a ser só uma imensa alegria, e desde então ele vem sendo meu companheiro em todos os aspectos da nossa nova vida. Posso dizer fui tratada como uma rainha durante a gestação. Ele me acompanhou em todas as consultas do pré-natal -fazia até perguntas para a médica-, ficou comigo inúmeras vezes de madrugada no hospital esperando os resultados dos exames, fomos juntos fazer todas as comprinhas do enxoval da Pietra, ele cuidava da minha alimentação -se eu não comia no horario certo SEMPRE passava mal -, enfim, ele foi uma peça fundamental na minha gravidez.




Porque eu falei tudo isso? Porque não consigo me conformar em saber que existem pais que acham que o trabalho deles foi ter "feito" o filho. Na minha opinião, o pai do bebê tem que ser tão presente quanto a mãe. A  unica coisa que um pai não pode "substituir" a mãe é na parte da amamentação, mas até pra isso nós aqui em casa achamos uma solução: as mamadas noturnas ficavam por conta do papai, com uma mamadeira é claro, mas ele tinha esse momento com a Pietra que era só deles. Como até hoje eles tem o tempinho deles, agora o negócio deles é passear na rua (a Pietra vai até a porta e fica com a mãozinha levantada chamando ele pra passear). E eu acho isso super importante, o papel do pai na vida do filho.

Hoje em dia o modelo de pai não é mais aquele cara que só serve pra suprir as necessidades financeiras da família. Hoje o pai é praticamente uma "mãe". Não existe mais aquele tabu de que homem não pode trocar fralda, dar banho, de que não pode passar a tarde brincando com o filho/a.  Os tempos mudaram, mas muitas pessoas ainda continuam com os velhos pensamentos.  Realmente é muito comodo deixar tudo pra mulher fazer, mais HELLO! Não vivemos mais em um mundo onde isso é aceitável! Pelo menos no MEU mundo, isso não é aceitável, e não aceito mesmo quem vive dessa maneira.

Ter filhos é a etapa mais gostosa, mais prazerosa, e também mais trabalhosa das nossas vidas. Quando decidimos ter um bebê, tudo dever ser levado em consideração, incluindo que serão vários meses de um precisando da ajuda do outro. Se um não pode contar com o outro, como um casal, fica bem complicado criar um filho. Não acho legal pais que veem criar os filhos como opção, fazem na hora que querem. Pai e Mãe não tiram férias, é um trabalho período integral minha gente!

Mas voltando ao foco, o pai é fundamental na vida da criança. Um estudo que a Associação Americana de Psicologia divulgou mostra que as memórias de uma relação calorosa com o pai durante a infância estão diretamente relacionadas com a capacidade para enfrentar o stress do dia-a-dia. Então isso só prova o que eu quero dizer, que o pai tem um papel muito importante até mesmo na saúde mental dos filhos. 

Não vim aqui criticar, muito menos falar mal das mamães solteiras, ou das mamães que não podem contar com o pai pra nada, muito pelo contrario, acho vocês super guerreiras de conseguir enfrentar tudo isso "sozinhas" (porque muitas vezes, existem muitos "anjos" que as ajudam) e as admiro muito. Eu certamente não conseguiria, e por isso acredito que Deus faz as coisas conforme podemos aguentar!

Na verdade isso tudo serviu como um desabafo, sobre uma situação que não aconteceu comigo, mas acontece com milhares e me incomoda muito!

Não sou antipática. Não sou 100% feminista. Muito menos estou em posição pra julgar alguém.  Só acho que filho tem que ser criado pelo pai e pela mãe com a mesma porcentagem de "trabalho" para os dois!



Beijinhos





P.S. Agradecimento especial para o maridão, que é o pai que eu sempre sonhei que a minha filha tivesse!

No comments:

Post a Comment