Monday, April 9, 2012

Eu sou uma mãe chata

Na verdade foi lendo um outro blog, que me inspirei em vir aqui escrever sobre esse assunto.


Acho que posso ser considerada uma mãe chata, má. E chego até a concordar, já que tenho escutado tanto isso.  Tenho regras e princípios na minha casa, e não é por ser uma mãe nova que não tenho o direito de ser assim. Quando escolhi ter filhos, já sabia o que e como eu gostaria que a vida dentro de casa fosse, fico muito feliz de por enquanto ter conseguindo isso pelo menos uns 90% ... porque tem coisa que a gente até planeja, mas não funciona como queremos. Fico feliz de ter uma filha que apesar de estar em uma fase de rebeldia (com 1 ano e 1 mês, pode isso?) ser uma criança ótima, que aceita tudo e na maioria das vezes me obedece. 


Sou SUPER chata cuidadosa em relação a alimentação dela, não sei se já comentei isso no blog, mas quem me conhece pessoalmente sabe muito bem. Me esforço ao máximo para poder proporcionar uma alimentação legal pra ela, sem faltar nada, e sem exageros. E é ai que entra a parte de que sou uma mãe chata ... gostaria que entendessem que isso não é "chatisse" ou frescura, é simplesmente o modo que quero criar a minha filha. Não sou obrigada a dar chocolate, bolacha, refrigerante e outras besteiras pra ela. Não tem necessidade disso, nós não temos, porque ela vai ter? Faço questão SIM de que ela coma verduras, legumes e frutas TODOS os dias. Não sei onde as pessoas veem isso como uma coisa anormal, não consigo entender! Se eu posso dar uma fruta pra ela, porque vou dar uma bolacha??? Nunca vou entender quem faz isso, ou critica quem não da "coisas gostosas" para o filho. Eu penso da seguinte maneira: vai ser inevitável proibir essas coisas pra sempre, porque vai chegar um ponto em que ela vai querer experimentar por conta própria, mas eu acredito que se ensinar ela desde pequenininha a gostar de coisas naturais, as chances de ela escolher um salgadinho a uma fruta são bem pequenas. Falo isso porque já conheci muitas crianças assim, e que foram criadas aprendendo o quanto a alimentação saudável é boa. A Pietra é tranquila pra comer, como tudo que der, e ela gosta das coisas naturais mesmo, dou brócolis cozido puro e ela vai dando varias mordidinhas até comer tudo, outro dia demos rúcula, e ela comeu, mas é lógico que se der uma bolacha ela com certeza vai comer tambem. Não quero estragar o paladar da pequena com todas essas porcarias. É simples!


Pode ser que com o passar do tempo, eu vá ficando cada vez mas chata cuidadosa. Não estou super-protegendo ela, muito menos querendo criar-la pra só saber funcionar comigo perto, muito pelo contrario, quero muito que ela aprenda as coisas para quando precisar, saber como agir. Sei que não vou ter muito trabalho com isso, a Pietra é muito independente, só pede ajuda mesmo quando realmente precisa, e mesmo assim existem vezes que ela acaba tentando sozinha, seja subir uma escada sozinha, ou abrir uma bolsa, ela só pede ajuda quando já tentou de todas as formas possíveis. Acho isso uma característica dela de se admirar. Mas por ser tão independente, vem junto a teimosia, que é onde eu entro como a mãe chata.  Não, não vou deixar ela fazer o que bem entender, justamente por o mundo não funcionar dessa maneira, e de uma forma ou outra ela vai ter que aprender isso. Lógico que por enquanto ela é muito pequena pra entender isso, mas uma coisa simples como não bagunçar a estante porque ela quer e eu disse não já é uma parte desse ensino. Aos pouquinhos ela esta aprendendo a obedecer, e distinguir o que pode e não pode. Na verdade ela já sabe muito bem de algumas coisas, mas faz pra desafiar. Chega até a tomada fazendo não não com o dedinho, olha pra mim, e vai colocar o dedo.....conclusão: Ela sabe que não pode, mas quer fazer mesmo assim. Parte disso eu acredito que seja por ela ser tão curiosa. Varias vezes já tentei fazer "teatrinho" com os bichinhos dela, ou até mesmo com a mão, e ela fica tentando olhar pra mim porque sabe que a voz não é do bicho, é até frustrante porque nunca consigo "enganar" ela.


Por enquanto não tenho tantas coisas que limito, ou não deixo fazer, hoje é até o contrario disso, mas porque eu acho legal ela explorar tudo, ir conhecendo as coisas, lógico que com um certo limite, mas deixo ela a vontade. Não vai ser assim pra sempre, vai chegar um dia em que ela vai ter horário pra dormir e vai ter que ir pra cama naquele horário, que vai ter que arrumar a mochila da escola sozinha, vai ter que arrumar a bagunça que ela fizer ... mas isso eu deixo pra mais pra frente, por enquanto é tempo de explorar! Ela é bem pequena ainda, e eu vejo como minha missão passar tudo que seja bom pra ela. Sou mãe, e nessa categoria já esta incluso: ser amiga, médica, cozinheira, entre outros. 


Se sou realmente chata eu não sei, só sei que quero que a minha filha cresça com o melhor que eu possa proporcionar. 






Beijinhos =)



No comments:

Post a Comment